Cirurgia ortognática é o procedimento cirúrgico que reposiciona os ossos da face na posição ideal para melhorar funções como mastigação e respiração. A cirurgia ortognática restabelece a harmonia facial do paciente, movendo o maxilar superior, os pômulos (maçãs do rosto) e a mandíbula (queixo). Este procedimento é necessário quando uma pessoa apresenta uma desarmonia facial que causa problemas de saúde, estéticos e até sociais e emocionais. Neste caso o cirurgião analisa a face e o sorriso do paciente, traçando o plano cirúrgico mais indicado. Veja no vídeo uma matéria produzida pelo programa Bem Estar da Rede Globo.

A cirurgia ortognática desenvolve a harmonia facial e restaura a beleza. É um procedimento moderno, seguro e com resultados em um amplo aspecto da vida dos pacientes. O impacto de curto prazo é surpreendente e o de longo prazo é inestimável. Trata-se de devolver o sorriso e a confiança para muito pacientes.

 Benefícios funcionais

  • Mastigação e deglutição corretas;
  • Melhora a saúde articular e das gengivas;
  • Menor desgaste dos dentes;
  • Respiração nasal eficiente;
  • Cura a apneia do sono e o ronco;

Benefícios Estéticos

  • Lábios estéticos em posição, volume e grossura;
  • Melhor definição dos pômulos (maçãs do rosto), ângulo de mandíbula e queixo;
  • Normaliza proporções faciais.

Dúvidas comuns sobre a cirurgia ortognática

Como é feita a cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática consiste em colocar os maxilares na melhor posição possível, de tal forma que garanta a saúde das articulações, a respiração correta, as funções da fala e da mastigação, dos tecidos bucais, da oclusão e da estética facial. Antes do procedimento ser realizado, é feito um planejamento virtual, ou seja, primeiramente ela é realizada no computador e depois as informações são levadas para o centro cirúrgico.

Como é a recuperação pós-cirúrgica?

Este procedimento não causa dores no pós-operatório. O maior desconforto é o inchaço. O paciente deve ficar afastado das suas atividades e em repouso por aproximadamente 20 dias, se alimentando neste período apenas com líquidos e alimentos pastosos. Após 50 dias o paciente volta a mastigar normalmente.

Quanto tempo dura a cirurgia?

O tempo de duração da cirurgia ortognática vai depender muito da situação do paciente, mas em média dura de 2 a 4h.

Quais cuidados devem ser tomados após a cirurgia?

A recuperação costuma ser indolor. Na primeira semana de pós-operatório, o paciente irá se alimentar somente de líquidos e colocando gradativamente após este período os alimentos pastosos. As carnes estarão liberadas após três meses. As atividades físicas depois de seis meses pelo menos.

São necessários tratamentos pós-cirúrgicos?

Após a cirurgia, o paciente deve usar o aparelho ortodôntico por um período que pode chegar a 1 ano, dependendo de cada caso. Para a recuperação do amortecimento dos lábios e desaparecimento mais rápido do edema, pode ser usado um laser de baixa intensidade no pós-operatório.

Planejamento Virtual

Conheça o processo de planejamento virtual em 3D e os benefícios que ele proporciona.

Envie sua dúvida

Entre em contato conosco e envie sua dúvida. Teremos prazer em respondê-la.