O QUE É?

A endodontia é o ramo da Odontologia que trata dos problemas que tem origem no interior do dente, local onde se localiza a polpa dental. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal.

O tratamento de canal ocorre devido a uma infecção causada por bactérias que chegam até o interior do dente. Nesta região, produzem uma inflamação acarretando em uma perda óssea e possível perda do dente ou até uma infecção generalizada.

No tratamento Endodôntico (tratamento de canal) é feita à remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente e que recebe o nome de polpa. Ela pode estar sadia ou infectada, e ao ser removida é substituída por um material obturador.

OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO ENDODÔNTICO

• Sem dor no dente: após o tratamento de canal, as dores no dente desaparecem e o paciente não voltará a ser incomodado por aquelas dores agudas e insistentes nos dentes.
  • Evita a extração do dente: se não tratada, a cárie no interior dos dentes pode se desenvolver a ponto de necrosar o tecido mole do dente e fazer com que seja necessário extraí-lo para evitar maiores problemas. Com o tratamento de canal, por sua vez, esse tipo de intervenção não é necessária.
  • Prevenir infecções: muitas infecções podem surgir de um dente não tratado e com cáries. Essas infecções, além de causar dor, ainda podem se espalhar pelos outros dentes e causar problemas muito mais sérios.
  • Ajuda na aparência dentária: o fato de ter cáries feias nos dentes pode atrapalhar vários objetivos seus e ainda abaixar a sua autoestima.
  • Segurança ao comer: o tratamento de canal permite que haja uma maior segurança na hora de comer, independente de qual alimento for.